Modalidade / Nível de Ensino : Ensino Fundamental Final
Componente Curricular : Matemática e Português
Tema: Sólidos geométricos
Produção textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar propriedades comuns e diferentes entre figuras tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações;
• Determinar a planificação dos sólidos e demonstrar visão espacial
Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sólido Geométrico
- elementos, classificação, planificação e construção.
Estratégias e recursos da aula
1. Peça aos alunos que tragam para a sala de aula alguns objetos e embalagens que possuem formas geométricas espaciais para que aluno visualize deferentes formas de poliedros a fim de auxiliar os alunos na compreensão do conteúdo.
2. O professor deve instalar com antecedência o data show na sala de informática. Salve o software do site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?busca=geometria&tipoRecurso=&idioma=&ordem=0#resultado para fazer demonstração visão espacial.
3. Distribuir gravuras aos alunos e solicitar que identifiquem os poliedros marcando com o X. Em seguida socializar com os colegas das turmas os poliedros encontrados.
4. Dividir a turma em grupo de 4 componentes e distribuir várias planificações de poliedros. Solicitar aos grupos que escolham uma planificação. Utilize a planificação escolhida para montar uma caixa para embalar um produto que o grupo deverá vender. Não esqueça que um bom produto tem um slogan bem interessante. Peça-os para criar o seu e elaborar uma propaganda bem legal para divulgá-lo. Em seguida, todos os grupos deverão socializar sua embalagem e propaganda. Para finalizar esta atividade faça a correção das propagandas e solicite aos alunos que as reescrevam. Monte uma amostra das embalagens produzidas pelos alunos e das propagandas
Avaliação
Será através do desempenho dos alunos nos seguintes aspectos:
Trabalho em grupo – relatório individual e apresentação oral;
Desempenho durante as aulas- participação e interesses;
Avaliação escrita
Nenhum comentário:
Postar um comentário