Este blog tem como objetivo apresentar e socializar



as atividades de matematica tornando um canal de



comunicação, possibilitando uma troca de saberes



entre os professores de matemática.





























































































































































sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Plano de Aula


Modalidade / Nível de Ensino : Ensino Fundamental Final

Componente Curricular : Matemática  e Português

Tema: Sólidos geométricos
           Produção textual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar propriedades comuns e diferentes entre figuras tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações;

• Determinar a planificação dos sólidos e demonstrar visão espacial

Duração das atividades

Quatro aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sólido Geométrico

- elementos, classificação, planificação e construção.

Estratégias e recursos da aula

1. Peça aos alunos que tragam para a sala de aula alguns objetos e embalagens que possuem formas geométricas espaciais para que aluno visualize deferentes formas de poliedros a fim de auxiliar os alunos na compreensão do conteúdo.

2. O professor deve instalar com antecedência o data show na sala de informática. Salve o software do site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?busca=geometria&tipoRecurso=&idioma=&ordem=0#resultado  para fazer demonstração visão espacial.

3. Distribuir gravuras aos alunos e solicitar que identifiquem os poliedros marcando com o X. Em seguida socializar com os colegas das turmas os poliedros encontrados.

4. Dividir a turma em grupo de 4 componentes e distribuir várias planificações de poliedros. Solicitar aos grupos que escolham uma planificação. Utilize a planificação escolhida para montar uma caixa para embalar um produto que o grupo deverá vender. Não esqueça que um bom produto tem um slogan bem interessante. Peça-os para criar o seu e elaborar uma propaganda bem legal para divulgá-lo. Em seguida, todos os grupos deverão socializar sua embalagem e propaganda. Para finalizar esta atividade faça a correção das propagandas e solicite aos alunos que as reescrevam. Monte uma amostra das embalagens produzidas pelos alunos e das propagandas

Avaliação

Será através do desempenho dos alunos nos seguintes aspectos:

 Trabalho em grupo – relatório individual e apresentação oral;

 Desempenho durante as aulas- participação e interesses;

 Avaliação escrita

Nenhum comentário:

Postar um comentário