Este blog tem como objetivo apresentar e socializar



as atividades de matematica tornando um canal de



comunicação, possibilitando uma troca de saberes



entre os professores de matemática.





























































































































































sábado, 25 de dezembro de 2010

IDENTIFICAÇÃO



1.1 Título: Festa na Roça


1.2 Área de atuação: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física.


1.3 Proponente:Keilla Regina Costa


1.4 Público Alvo: Ensino Fundamental ( 6º ao 9ºano)


1.5 Período de Execução: Abril a Junho-2010


RESUMO
O alunado de nossa escola espera com ansiedade o mês de julho e visando isso é que nós os professores realizamos esse projeto devido o grande interesse participativo e a criatividade se cada um deles nesse trabalho coletivo. Também abriremos o espaço para outras escolas participaram integrando assim e nossa comunidade e outros, para o sucesso nosso trabalho.

Através desse projeto, os alunos poderão melhora seu conhecimento de cultura brasileira, desenvolver a sociabilidade cultura, com objetivo de reforçar aprendizagem do vocabulário, através dos cartazes, mostrando o nome do cardápio junino. Eles sentem interesse pela dança e pela música, desenvolvimento assim as artes corporais e a escolas transforma-se num espaço de integração com os convidados ouvintes para garantir a animação.
OBJETIVO GERAL
Vivenciar a cultura de um povo, principalmente no mês de junho, onde os festejos são, sua maior expressão cultural, é manter viva atração, é claro dançar quadrilhas, as deliciosas guloseimas de milho e mandioca, além de isso permitir que todos participem das festas juninas é uma construção coletiva de cidadania;


Reforçar a aprendizagem do vocabulário através pesquisa na internet para fazer os cartazes, o nome de cada comida, bolo, doce e bebida, chamando atenção de todos para leitura;


Resgatar as histórias contadas pelos nossos antepassados, ligados às festas culturais.
METODOLOGIA
Pesquisar no site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm


http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/festa-junina.htm


Organizar oficinas fazer os cartazes, pinturas e bandeiras;


Organizar os ensaios das turmas de quadrilhas;


Orientar os alunos a fazer suas fantasias e ornamentação do ambiente da festa usando matérias como: papel de seda, cupom, palhas de buriti, bambu, embalagens;


AVALIAÇÃO DO RESULTADO
Os alunos tiveram a oportunidades de aprender mais, apresentando e vivenciado a nossa cultura, participação coletiva da comunidade e integral da escola.


BIBLIOGRAFIA


Nova escola :junho/julho de 2002.Editor abril cultural.


2A – Socializando uma experiência com projeto em sala de aula

Ao elaborar e desenvolver o Projeto Festa na Roça na escola trabalhando a interdisciplinaridade com objetivo de reforçar aprendizagem, através de pesquisa no laboratório de informática para saber quais os cardápios, as danças e música junina.
Minha experiência foi maravilhosa gostei dos resultados me surpreende muito com a quantidade de informação que os alunos trouxeram.
Neste projeto atingiu minha expectativa na integração com outras comunidades escolar. O envolvimento na pesquisa utilização internet e organizado tabela e gráfico programa Excel para mostrar os resultados financeiros obtido no final da festa facilitando aprendizagem dos alunos em construir gráfico de barra. No final percebeu-se que o conteúdo foi bem assimilado

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Atividade 3-Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo


Currículo é um conjunto de conhecimentos e práticas que são realizadas na escola contribuindo para formação do aluno de forma organizada para orientar as atividades educativas.
As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo, se a parte pedagógica estiver definindo com clareza os objetivos a serem alcançados.
A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.
Portanto a interação entre tecnologias e currículo é responsabilidade do professor, que ao ministrar aula, esclarecendo, incentivando e orientando os alunos sobre a existência  destas ferramentas que devem ser exploradas  no cotidiano escolar.



UNIDADES 4.1-Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


Nos dias atuais é necessário que todas as pessoas estejam em processo contínuo de aprendizagem no mundo digital. A internet é uma forma de aprimorar e auxiliar o professor na melhoria da sua prática pedagógica construindo conhecimento para interagir com os alunos de maneira rápida e precisa.
Porém temos que tomar certos cuidados, pois, tendo um mundo em suas mãos deverá utiliza - lá para o seu desenvolvimento e não no lado obscuro que também está ao acesso do aluno.
Por outro lado, o computador é um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, desde que haja uma reformulação no currículo, que se criem novos modelos metodológicos e didáticos, e principalmente que se repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem.

Refletindo sobre minha aprendizagem.

O Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC contribuiu de forma significativa para ampliar minha aprendizagem, principalmente na disciplina de matemática que é área que estou atuando.  Este curso oferece uma visão da realidade que nos cerca e nos ajuda a transmitir novos conhecimentos através da utilização dos meios tecnológicos para nossos alunos.
Durante o curso aprendi o quanto é importante organizarmos ambientes de aprendizagem adequados aos interesses e necessidades dos alunos, de modo que eles possam desenvolver suas habilidades usando diferentes tecnologias que os levem à construção de conhecimentos. Por isso, que as tecnologias tornam instrumentos indispensáveis no cotidiano do professor fazendo um elo de ligação entre o mundo digital e a sociedade.
Uma dificuldade encontrada neste período de estudo foi a falta de internet para postar as atividades no site do Eproinfo. Mesmo assim, não foi empecilho para executar as atividades.
Diante dos desafios posso afirmar que é necessário um bom planejamento para obter sucesso na aprendizagem dos nossos alunos utilizando os recursos tecnológicos, pois estes vieram para potencializar e auxiliar nosso trabalho pedagógico tornando-o mais produtivo e oferecendo a possibilidade de melhorar o processo ensino aprendizagem. A ressignificação das práticas ocorre de forma bilateral, tanto o aluno como professores modificam seu fazer pedagógico, a forma de assimilação e execução de conteúdos.
Minha Experiência – Atividade 3


Este trabalho em sala de aula foi gratificante, teve grande empenho dos discentes.
O ponto positivo foi o trabalho realizado no laboratório de informática. Os educandos conseguiram aprender inserir gráfico e fazer tabela no programa Excel. Nossa maior dificuldade foi à falta de computadores. As atividades foram feitas em dupla. Mesmo assim,
este trabalho foi muito interessante e proveitoso, pois os alunos que tem computador em casa e já dominam o programa foram incentivados a ajudarem aqueles que não sabia fazer as tabelas e inserir gráficos.
Em fim, o uso do computador e do vídeo foi de fundamental importância para tornar a aula excelente.

Reflexão da Atividade 2.2




Este plano de Aula foi socializado com um grupo de professores de Matemática do Programa Gestar II na Formação Continuada de outubro/2010. Teve boa receptividade e gerou discussão positiva em torno do tema. Com está atividade foi reforçado o papel da matemática no desenvolvimento do cidadão crítico, consciente e participante fazendo com que o professor perceba a importância de utilizar mais recursos tecnológicos para prepara sua aula, perdendo assim, o medo de manipular as ferramentas tecnológicas que já existente na escola.
Enfim, nestas atividades propõe-se uma situação - problema envolvendo ferramentas tecnológicas, para facilitar a aprendizagem do aluno e despertar o seu interesse.



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Plano de Aula


Modalidade / Nível de Ensino : Ensino Fundamental Final

Componente Curricular : Matemática  e Português

Tema: Sólidos geométricos
           Produção textual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar propriedades comuns e diferentes entre figuras tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações;

• Determinar a planificação dos sólidos e demonstrar visão espacial

Duração das atividades

Quatro aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sólido Geométrico

- elementos, classificação, planificação e construção.

Estratégias e recursos da aula

1. Peça aos alunos que tragam para a sala de aula alguns objetos e embalagens que possuem formas geométricas espaciais para que aluno visualize deferentes formas de poliedros a fim de auxiliar os alunos na compreensão do conteúdo.

2. O professor deve instalar com antecedência o data show na sala de informática. Salve o software do site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?busca=geometria&tipoRecurso=&idioma=&ordem=0#resultado  para fazer demonstração visão espacial.

3. Distribuir gravuras aos alunos e solicitar que identifiquem os poliedros marcando com o X. Em seguida socializar com os colegas das turmas os poliedros encontrados.

4. Dividir a turma em grupo de 4 componentes e distribuir várias planificações de poliedros. Solicitar aos grupos que escolham uma planificação. Utilize a planificação escolhida para montar uma caixa para embalar um produto que o grupo deverá vender. Não esqueça que um bom produto tem um slogan bem interessante. Peça-os para criar o seu e elaborar uma propaganda bem legal para divulgá-lo. Em seguida, todos os grupos deverão socializar sua embalagem e propaganda. Para finalizar esta atividade faça a correção das propagandas e solicite aos alunos que as reescrevam. Monte uma amostra das embalagens produzidas pelos alunos e das propagandas

Avaliação

Será através do desempenho dos alunos nos seguintes aspectos:

 Trabalho em grupo – relatório individual e apresentação oral;

 Desempenho durante as aulas- participação e interesses;

 Avaliação escrita

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sugestão de Atividade

Tema: Consumo da água
Competências:

Compreender o significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social e em outras áreas do conhecimento  que possibilitem a comparação de grandezas de mesma natureza.

Habilidades:

Comparar e estimar medidas de grandezas por meio de estratégias pessoais ou convencionais utilizando unidade de medidas na resolução de problemas;

Realizar operações envolvendo razão, proporção;

Construir gráficos de setores e de barras.

Conteúdos: Medida de capacidade
                   Medida de Tempo
                   Proporção
                   Razão

Público alvo: Alunos 7º Ano

Duração: Três aulas

Procedimento Didático:

 Introduzir a partir de uma conversa informal onde os alunos falem o que entendem sobre o consumo da Água no cotidiano e que medidas deveriam tomar para economizar. Em seguida, dividir os alunos em seis grupos, cada tema em dois grupos, levar os alunos ao laboratório de informática, é interessante que o professor antes fale dos cuidados que devemos ter para fazer uma boa pesquisa na internet e instruí-los como salvar a pesquisa realizada.
Temas sugeridos são: A água e as civilizações, A água nos dias atuais e A água no Brasil.

Na próxima etapa, sugerir para os alunos destacarem as palavras as quais os mesmos desconhecem o significado, depois orientá-los como fazer pesquisar no dicionário Wikipédia para melhor compreensão do texto. No momento seguinte, cada grupo socializará sua pesquisa destacando o que mais chamou atenção nos temas pesquisados. O professor deve enfatizar para a turma dados estatísticos da água no planeta terra. Logo após, peça para cada aluno traçar um gráfico, que apresente os dados estatísticos pesquisado na internet deixando o aluno usar sua criatividade expondo seu gráfico para turma.

 Na ultima etapa, divida a turma em quatro grupos. Em seguida, passe para cada turma um cartaz com situação problema para sensibilizar de modo que as pessoas tenham controle do consumo de água em sua residência. Não se esquecendo de responder a atividade contida no mesmo. Para finalizar socialize as atividades mostrando o caminho percorrido para chegar à resposta certa (cálculos) e exponha os gráficos, cálculos e textos pesquisados.

Recurso:

  • Laboratório de Informática
  • Internet;
  • Cartolina;
  • Lápis, borracha e régua;
  • Mural da escola

Avaliação:

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade nos seguintes aspectos:
  • Participação individual e coletiva;
  • Organização dos trabalhos;
  • Duração das apresentações.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Percepções de Hipertexto

Após varias leituras sobre hipertexto, posso conceituar como um recurso dinâmico que oferece um acesso mais rápido no ambiente digital e que nos possibilita uma navegação em diferentes caminhos de informações que estão interligadas à página visitada, de forma motivadora que colabora no processo de aprendizagem das pessoas que têm como objetivo adquirirem conhecimentos de conceitos pesquisados.
Durante este estudo, percebi que estes recursos devem ser utilizados de forma responsável por aqueles que acessam em busca de qualquer informação. Ao iniciar a leitura dos textos sobre hipertexto, depararei com algumas palavras que não era do meu conhecimento. Logo, percebi as necessidades de aprofundar minha pesquisa em outras fontes. Não foi necessário ir a procura de vários livros ou mesmo dicionário, achei incrível e fascinante, nos próprios links que acessei, tinha informação que me ajudaram a sanar minhas dúvidas. Logo, retornei à página inicial e continuei minha leitura. Só assim, consegui ganhar bastante tempo e ao mesmo tempo descobri infinitas informações que o hipertexto oferece. Os links facilitaram minha pesquisa, e não me perdi, pois, a partir do momento que acabei minha curiosidade, retornei ao texto inicial. Foi neste processo que percebi a importância que o hipertexto nos oferece como um leque de informações de acesso rápido. Ou seja, oferece acesso de informações que estendem ou complementam o texto principal.
Portanto, hipertexto nos permite a integração do conhecimento como um ambiente de informação que deixa de ser algo individual, tornando-se uma experiência coletiva e não limitada ao mesmo conceito, que facilita a pesquisa digital na construção social do conhecimento.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

PROFESSOR APRENDIZ(1º Atividade-TICs)

Nos dias atuais é necessário que todas as pessoas estejam em processo contínuo de aprendizagem, pois vivemos em uma sociedade com diversas informações onde uso da tecnologia está inserido na escola como uma ferramenta pedagógica que dá acesso ao acontecimento e a transformação que estão acontecendo a todo o momento. Nós, professores, temos às vezes, dificuldade em trabalhar com essa ferramenta em sala de aula, por isso, é urgente que nós procuremos acompanhar essas transformaçãoes, e junto com a escola desempenhar o seu papel de educar os futuros cidadãos.
E como professor aprendiz podemos nos considerar pessoas que buscam se atualizar a cada dia, pois estamos sempre aprendendo, através de pesquisa, formação continuada, estudos individuais e em grupos.
Na vivência como docente, é importante buscarmos novos aprendizados, novas possibilidades a fim de despertar no aluno a curiosidade de obter informações e conhecimentos através das tecnologias para envolver nossos alunos nesse ambiente multicultural, para que eles se tornem cidadãos que se adequem às necessidades que lhes são impostas nesse mundo em constante mudança. Temos ainda que valorizar a capacidade ja adquirida do aluno e a partir disso ajudá-lo no desenvolvimento de suas habilidades, tornando-o capaz de atuar na sociedade do conhecimento.
Portanto, o professor deve está atento e aberto para novas tendências ocorridas na educação para que haja uma aprendizagem mútua, que possam aprofundar em nossos alunos o conhecimento cotidiano preparando-os para esse novo contexto no qual estão inseridos. Assim, todos nós devemos nos qualificar aprimorando nossa prática pedagógica para que consigamos enfrentar os novos desafios que estarão por vir.