Tema: Consumo da água
Competências:
Compreender o significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social e em outras áreas do conhecimento que possibilitem a comparação de grandezas de mesma natureza.
Habilidades:
Comparar e estimar medidas de grandezas por meio de estratégias pessoais ou convencionais utilizando unidade de medidas na resolução de problemas;
Realizar operações envolvendo razão, proporção;
Construir gráficos de setores e de barras.
Conteúdos: Medida de capacidade
Medida de Tempo
Proporção
Razão
Público alvo: Alunos 7º Ano
Duração: Três aulas
Procedimento Didático:
Introduzir a partir de uma conversa informal onde os alunos falem o que entendem sobre o consumo da Água no cotidiano e que medidas deveriam tomar para economizar. Em seguida, dividir os alunos em seis grupos, cada tema em dois grupos, levar os alunos ao laboratório de informática, é interessante que o professor antes fale dos cuidados que devemos ter para fazer uma boa pesquisa na internet e instruí-los como salvar a pesquisa realizada.
Temas sugeridos são: A água e as civilizações, A água nos dias atuais e A água no Brasil.
Na próxima etapa, sugerir para os alunos destacarem as palavras as quais os mesmos desconhecem o significado, depois orientá-los como fazer pesquisar no dicionário Wikipédia para melhor compreensão do texto. No momento seguinte, cada grupo socializará sua pesquisa destacando o que mais chamou atenção nos temas pesquisados. O professor deve enfatizar para a turma dados estatísticos da água no planeta terra. Logo após, peça para cada aluno traçar um gráfico, que apresente os dados estatísticos pesquisado na internet deixando o aluno usar sua criatividade expondo seu gráfico para turma.
Na ultima etapa, divida a turma em quatro grupos. Em seguida, passe para cada turma um cartaz com situação problema para sensibilizar de modo que as pessoas tenham controle do consumo de água em sua residência. Não se esquecendo de responder a atividade contida no mesmo. Para finalizar socialize as atividades mostrando o caminho percorrido para chegar à resposta certa (cálculos) e exponha os gráficos, cálculos e textos pesquisados.
Recurso:
- Laboratório de Informática
- Internet;
- Cartolina;
- Lápis, borracha e régua;
- Mural da escola
Avaliação:
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade nos seguintes aspectos:
- Participação individual e coletiva;
- Organização dos trabalhos;
- Duração das apresentações.
Olá Keilla boa tarde, analisando sua atividade achei muito importante, só não foi possível entender se você trabalhou na prática com os alunos esta aula. Se trabalhou faltou você registrar sua experiência como pede na atividade.
ResponderExcluirAtt.
Mercês
Bom dia Keilla,
ResponderExcluirEstive novamente navegando em seu blog, observando se houve novas postagens de atividades. Já estamos na reta final do curso que ficará no portal até dia 15, portanto é interessante que atualize seu blog postando as atividades propostas para conclusão do curso. Veja as que faltam nas agendas das unidades, certo?
Att.
Merces